domingo, 28 de agosto de 2005

Portugal está a arder...

Já não nos chegava a seca que nos aflige à quase um ano, estamos agora com o flagelo do fogo que devora a Floresta, casas, vidas humanas, animais, aves e até insectos e répteis. Não sou especialista na matéria mas gostaria de equacionar alguns problemas:

1 - Causas naturais:
A seca e o calor anormal deste ano, os ventos fortes e irregulares, o efeito de estufa que dia a dia se vai acentuando, os ventos provocados pelas próprias chamas;

2 - Desleixo político:
As matas e florestas continuam por limpar; a praga do eucaliptal e pinheiros substituem vegetação autóctone; a falta de caminhos florestais; os postos de detecção e vigia de incêndios ou não existem ou não têm meios humanos para funcionarem;

3 - Desleixo social:
A negligência dos utentes da floresta, que procuram um dia de frescura e tranquilidade na mancha verde e que raramente levam o seu lixo e apagam as suas fogueiras; as queimadas feitas sem as devidas precauções;

4 - Actuação criminosa:
A actuação inqualificável de incendiários que não respeitam vidas (sejam elas humanas, de animais, aves, plantas ou até simples insectos que mantêm o equilíbrio ambiental).

Sabe-se que do plano traçado para o combate aos incêndios este ano falhou mais uma vez: falhou o Homem, falhou a máquina, falhou a prevenção.
Aumentaram a morte das árvores, das pessoas, dos animais domésticos, dos animais selvagens e da própria vegetação. O próprio solo fica sujeito a uma erosão mais forte sem se poder quantificar as consequências futuras.
Arderam Parques e Reservas naturais; foram destruídos sobreiros, azinheiras, carvalhos, pinheiros, eucaliptos... foram consumidas pelo fogo zonas de vegetação que eram fontes de alimento ou refúgio para águias, abutres, cegonhas, lobos, linces, lontras, javalis, raposas (e muito deles em vias de extinção!). Para não falar dos animais rastejantes, dos insectos e de outras formas de vida que morreram no meio das chamas.
Os efeitos da poluição provocada pelos incêndios tornaram o ar menos respirável, pondo em risco as vidas de muitas pessoas, especialmente as mais idosas.

Vão ser precisos mais de 30 anos para que a Floresta possa voltar a recuperar e ser, de novo, a riqueza e o pulmão natural da VIDA, como um todo.

Foi gratificante ver a população anónima ajudando os substituindo-se aos bombeiros e mais recentemente o apoio internacional no combate às chamas numa tentativa para proteger esse bem indispensável à Vida que é a Floresta.

A Terra é a herança mais importante que temos para dar aos nossos filhos... mas incólume e cada vez mais enriquecida!
As Árvores, os Arbustos, as Flores são verdadeiros pulmões que renovam o oxigénio e dão um ar mais fresco e belo à Mãe Natureza.

Plantar uma árvore, uma flor (nem que seja no peitoril da janela lá de casa) é a forma de interiorizarmos o respeito e o amor que a Mãe Terra nos merece.

José Gomes

-------------------------------- I
Imagens do fogo visto do espaço:

1) Incêndios em Portugal
Os fogos continuam activos e a estender-se pelas matas de Portugal em meados de Agosto de 2005. Temperaturas altas (40º C / 104 º Farenheit) estão a provocar dificuldades acrescidas aos bombeiros no controle de reacendimentos no centro e norte de Portugal desde Julho.
Esta imagem foi tirada pelo MODIS instalado no satélite Aqua da NASA em 16 de Agosto de 2005.
A localização dos fogos activos está marcada com um ponteado vermelho. Um incêndio de grandes proporções está a acontecer na Serra da Estrela no centro da imagem, criando uma cortina de fumo acinzentado que se está a dirigir para Leste.

(NASA, cortesia do grupo MODIS - Centro de Voos Espaciais Goddard).

2) Incêndios em Portugal
As floresta afectadas pela seca em Portugal continuavam a arder na 4ª semana de Agosto de 2005.
O fogo continuava a arder intensamente e sem controle em várias localidades e o governo declarou o estado de emergência no centro do País.
Esta imagem dos incêndios (delimitada a vermelho) foi tirada em 22 de Agosto de 2005 pela MODIS no satélite Terra da NASA.
O fumo de dezenas de incêndios detectado pelo MODIS está a espalhar-se pelo Atlântico como mostra a imagem acima.

(NASA, cortesia do grupo MODIS - Centro de Voos Espaciais Goddard.)

3) Incêndios em Portugal
Uma das piores secas das últimas décadas combinada com altas temperaturas está a dificultar o trabalho dos bombeiros e pô-los em perigo dado estarem a combater muitos fogos a acontecer nas matas portuguesas.
Os incêndios têm vindo a acontecer desde Julho de 2005 e por alturas de finais de Agosto as matas apresentam imensas áreas queimadas.
Esta imagem obtida pelo MODIS instalado no satélite Aqua da NASA mostra as áreas de fogo activo (delimitadas a vermelho) assim como as imensas áreas queimadas (assinaladas a vermelho acastanhado) por todo o Portugal.
A vegetação está assinalada a verde forte.
Esta imagem foi captada pelo MODIS a 24 de Agosto de 2005.

(NASA, cortesia do grupo MODIS - Centro de Voos Espaciais Goddard).

-------------------

Sylvia Cohin, brasileira, a quem nos liga a grande paixão pela Poesia e que a compartilha com um grande Amigo comum (Fernando Peixoto), deixou-nos este alerta.
Esta foto que inseriu no seu blog e o crepitar do fogo à volta de Coimbra fez-me sentir calafrios quando a vi pela primeira vez.
Com muito carinho fiz a composição como pude e como soube. Mantive a música dos Madre Deus.
O seu poema
(Semeadura) mostra a sua sensibilidade.

Obridado Sylvia, obrigado Fernando.

O fogo muito perto de Coimbra 24 de Agosto 2005

Semeadura

Nas labaredas ardentes
a cinza, reduz-se a vida.
vão-se os sonhos, esperanças,
no abrasivo céu candente...
toda labuta perdida
em macabras contra-danças
das chamas bailando ao vento,
plantando só desalento !

Coimbra também padece
Co´esse abraço incendiado
de maldade ou maldição...
visão que jamais se esquece,
o pavor deste cenário
que acena dor e extinção...
o ar sufoca no peito,
do grito abafado, o efeito !

Resta apenas a certeza:
sob as cinzas há semente !
Quando vierem as águas
fecundando a natureza,
resfriado o solo ardente
brota a vida, morrem as mágoas!!
o céu retinto clareia...
o verde, a Esperança semeia!!

Sylvia Cohin
25.08.2005
Bahia Brasil