domingo, 8 de abril de 2018

N.P.Vermoim - 7 Abril 2018 - a reportagem


Mais uma Noite de Poesia e Música no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia.
Foi uma festa das palavras e música para os ouvidos "tecladas" pelos jovens participantes Ana Raquel, Francisco Campos, Nicole Soares e Zara Soares. Uma Noite que tivemos direito a sala cheia!

José Gomes abriu com o texto de homenagem às 19 "primaveras" das Noites de Poesia em Vermoim e que transcrevemos em seguida:

"Foi em 9 de Abril de 1999, que demos início às “Noites de Poesia de Vermoim”. Nessa altura não houve convites… apenas o empenho das gentes de Vermoim, do Padre Zé e do Executivo da Junta de Freguesia de Vermoim de então que queriam uma noite diferente.
Fizeram um desafio ao Movimentum, Arte e Cultura… e nós aceitámo-lo!

Há 19 anos que nos encontrámos sempre no primeiro Sábado de cada mês… há 19 anos que se criaram raízes e amizades… há 19 anos que dezenas e dezenas de Amantes da Poesia e Poetas têm estado presentes, primeiro na Cave da Residência Paroquial de Vermoim, depois no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vermoim e, mais recentemente, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia.

Nesta Tertúlia nasceram cantores e músicos que nos deleitaram, poetas que nos deram o seu talento e a sua inspiração... Alguns já partiram mas estão guardados nos nossos corações.

Agradecemos a vossa presença, o vosso apoio, o vosso carinho e vossa amizade… e por cá vamos continuando esta aventura, enquanto as nossas forças e o vosso entusiasmo deixar.

Um abraço,
José Gomes, Maria Mamede, Maria Lourdes Gomes, Sónia Coelho Gomes

9 Abril 2018"

Ana Raquel abriu a Noite de Poesia interpretando "The Keeper's Tale" (John Maul) e "Tom Waits" (António Pinho Vargas).

Declamaram poesia os poetas Pedro Cabral, Manuel Mota Soares, Domingos Sousa, Guilherme Garrincha, Manuela Miguéns, Pedro Costa, Marília Teixeira, Silvino Figueiredo, Teresa Gonçalves, Jaime Gonçalves, Vítor Carvalhais, José Gomes, Manuela Carneiro, Miguel Leitão e Angelino Santos Silva.

Intercalando os poetas tivemos a interpretação dos seguintes jovens músicos:

Francisco Campos - Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu);
Nicole Soares - Estudo nº 1 - Opus 821 (C. Czerny) e Prelúdio em dó menor (S. Bach);
Zara Soares - Estudo nº 1 - Opus 821 (C. Czerny) e Prelúdio em dó maior (S. Bach);
Ana Raquel - Up Where We Belong (Jack Nitzsche).

Na "Poesia na Net" foram ditos poemas enviados por José Ribeiro, José Carlos Moutinho e Fernanda Maia.

Agradecemos ao Prof. Pedro, da Filarmonia de Vermoim, a participação dos seus alunos nesta "Noite de Poesia em Vermoim".

ANÚNCIOS:

  • 13 de Abril - 21,30 horas - Exposição na Escola Príncipe da Feira (Gueifães) com o tema CIDADE DA MAIA D' OUTROS TEMPOS.
  • 21 Abril - 16 horas - Encontros Poéticos - "Do canto à declamação" - Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.


A próxima "Noites de Poesia em Vermoim" será em 5 de Maio 2018, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e o tema sugerido é UNIVERSO.

Então, até lá.
Boa semana e um bom mês de Abril.


Amanhã fazemos 19 anos de existência - não se esqueçam de consultar o blogue : http://chuviscos.blogspot.pt/

Um abraço,
José Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário