segunda-feira, 3 de junho de 2013

31 de Maio 2013 - Um sábado diferente

Depois de uma manhã passada no Hospital para me tratarem da saúde (?!!!), a seguir ao almoço, a Milú propôs-me uma viagem até à Foz do Douro, para matar saudades em que a Praia de Gondarém, em Agosto/Setembro foi um meio de passar uns bons bocados: os amigos, os banheiros, o sol, às vezes a chuva, os lanches especiais de fins de praia (com direito a música, a um copito e a um passito de dança)...



Desci em direcção à chamada Praia dos Ingleses, sempre na mira do Gilreu (aquele rochedo que se vê ao fundo)...


... o tal rochedo que nos atraía a tal ponto que um dia desafiamos o banheiro Joaquim que nos acompanhou de barco enquanto rapazes e raparigas desafiaram a nado a distância entre a Praia de Gondarém e o Gilreu. O pior foi, depois de descansarmos um pouco, meia dúzia de malucos resolveram fazer Gilreu, Paradão da Praia do Molhe e regresso à nossa praia (Gondarém). Eu fui um dos heróis que meis dúzia de braçadas depois entrou no barco do banheiro Joaquim, quase logo seguido por outros heróis... sinceramente não me lembro se alguém do grupo conseguiu "ganhar o concurso". Penso que todos nós regressamos à Praia, tiritando de frio, bem encostadinhos uns aos outros para nos aquecermos um pouco mais.


Eu e a Milú continuamos o nosso caminho em direcção à Praia do Molhe. Apesar de um vento agreste, o mar estava lindo, com os penedos fora de água e meia dúzia de veraneantes tomavam a temperatura da água... ao fundo, o Farol Novo que ainda só conheço de fotografias.


Descemos até à esplanada dos Ingleses, naquela hora bem preenchida por turistas que saboreavam o nosso sol. 


Continuamos o nosso caminho pelo passadiço que nos protege de "molhar" os pés na areia...


Estas três imagens já me fazem lembrar a minha velha Praia de Gondarém, agora com esplanada onde dantes havia barracas de praia de cores garridas, muita gente pelo areal e a miudagem fazendo das suas... na fotografia do meio a nossa "piscina" onde, a partir das 16 horas, e com a maré um pouco mais cheia, dávamos largas aos nossos dotes de nadadores. Ao fim do dia o nosso grupinho sentava-se mais junto à água e lá fazíamos as nossas brincadeiras, as nossas piadas... e as vítimas, quase sempre eram eu e o Malheiro! Engraçado, só me consigo lembrar do Rui, do Luís, das Manas Catatuas, da Marly... e era mesmo um grupo mruto grande!



Três fotos da minha investida contra o vento em direcção à parte mais a sul do pontão. Mas o vento era tão forte que mal me deixava avançar... foi aí, debruçando-me no gradeamento, que me lembrei dos desafios que fazíamos a saltar do gradeamento para a água... que calafrios senti!



Vim regressando com passo apressado. O vento não me deixava o boné em paz... e se o perdesse tinha que ouvir boas da Sónia!


Terminamos o passeio numa das esplanadas, desafiando um fino, um sumo e uns amendoins... e, claro, a Milú não podia deixar em paz a sua veia de fotógrafa.
Foi uma tarde de sábado que só faltou a companhia da Sónia  para ter sido uma tarde em beleza. Melhores dias onde vir, tenho esperança.



Deixo-vos com os autores e actores desta aventura, recordando uns belos momentos perdidos já na bruma do tempo.

Um abraço da Milú e do José Gomes.



5 comentários:

  1. Já vos enviei o link para este blog. Desculpem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/6/13 13:19

    Uma cerveja e uns amendoins! Como as nossas necessidades e os nossos pequenos prazeres eram pequenos! beijinhos e tem calma.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de vos ver:)
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Queridos amigos,
    Que belo passeio partilhais! Fotografias para adoçar o apetite, lembranças escritas a relembrar o passado... com saudade!
    Devem de ter sido tempos bem divertidos!
    Bjis ao repórter e à fotografa, pelos vistos, sempre de serviço!
    Xi para os dois e para a Sónia!
    Manuela Carneiro

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, meus amigos, pelo vosso carinho. Ao amigo anónimo, quero lembrar que no nosso tempo quando pedíamos um fino (Imperial?!!!), vinha sempre acompanhado por um pratinho com amendoins e outro com tremoços. Sem aumento de preço, estava incluído na cerveja...
    Um abraço para todos vós.

    ResponderEliminar