domingo, 2 de dezembro de 2012

Noites de Poesia em Vermoim - 1 Dez. 2012 - a reportagem


A pedido do Movimentum – Arte e Cultura (e porque estes Amigos estão de parabéns pelo seu 19º aniversário!!!) transcrevemos o post que publicaram em http://movimentum-blogando.blogspot.pt/, convidando os nossos leitores a fazer um pequeno exercício de divulgação – e seria ouro sobre azul deixarem um comentário. Olhem que eles merecem.


Foi uma Noite de Poesia muito diferente. Diferente, porque teve gente jovem, nesta noite em que invocamos a velhice, a dar, musicalmente, o seu contributo. Diferente, porque teve uma televisão regional a fazer uma reportagem das nossas Noites de Poesia. Diferente porque, como Movimentum - Arte e Cultura, fazemos 19 anos de actividade... e 19 anos é mesmo muito tempo!

Mas que tem valido a pena, ai isso é que tem!

Recebemos várias mensagens de parabéns, destacamos estas duas, a primeira recebida por email, a segunda lida durante a Tertúlia:


"O Movimentum - Arte e Cultura completou ontem 30 de Novembro, 19 anos de existência...!

Foi no ano de 1993 que pela mão de Maria Mamede, Maria Jerónima, José Gomes, Milú Coelho, Raquel Silva e Sónia Gomes.

Como os anos velozmente passam! 19 anos.

Rejeitando flutuar ao sabor do vento e marés, tanto em voga já que o melhor seria sucumbir.

Felicito a todas e a todos amigas(os), à Maria Mamede e ao José Gomes. Agradecendo tudo o que em prol da cultura têm feito.

Parabéns ao Movimentum - Arte e Cultura.

1 Dezembro 2012
Jorge Carvalho"


Maria Mamede agradeceu a presença de todos os poetas e justificou a ausência de outros, nomeadamente da Irene Lamolinairie (que mandou um abraço muito apertado, desejos de Bom Natal e felicidades para o Novo Ano) que continua doente mas sempre com o seu pensamento nos seus amigos que continuam a frequentar as Noites de Poesia. Agradeceu, ainda, a presença da Media Comunicação Regional, o canal de televisão on line que esteve a fazer a cobertura desta Noite de Poesia. Introduziu, ainda, a Maria Inês António (9 anos), Margarida Silva (14 anos) e António Francisco (11 anos) que iriam fazer a cobertura musical deste evento. Estes jovens são alunos da Filarmonia de Vermoim, apadrinhada pela Junta de Freguesia e vieram acompanhados pelos seus professores.

Maria Inês António, de 9 anos, em dueto com o seu professor Pedro Brito deliciou-nos com a sua interpretação ao pino de "Banda de Música em Movimento", de Charles Ward.

Maria Mamede deu início ao tema desta Noite com um poema seu (Quando eu for velha) salientando a sua alegria pela presença neste Salão de tantos jovens promissores de um novo Futuro.

Seguiram-se os poetas Armindo Cardoso, Teresa Vaz, Pedro Cabral, Maria José Santos Leite e José Ribeiro que nos declamaram poemas do tema e tema livre.

Margarida Silva, de 14 anos, aluna do professor Pedro Brito, interpretou-nos ao piano a peça Clair de Lune, de Debussy.

Manuela Miguéns, Jorge Carvalho, Marília Teixeira, Silvino Figueiredo, José Gomes e Maria Mamede declamaram poemas do tema e tema livre.

António Francisco, 11 anos, em violino, interpretou-nos a Concertina de Rieding.

Mário Jorge, em nome da Junta de Freguesia de Vermoim, desejou a todos os poetas presentes e ausentes um Bom Natal e um óptimo Ano Novo. Salientou que a Junta de Freguesia tem sempre apostado na Cultura e já tem obra feita. Em primeira mão divulgou a vontade da Junta de Freguesia de Vermoim, em Maio/Junho do próximo ano, editar o III Antologia das Noites de Poesia em Vermoim - 2009-2012.

Na rubrica "Poesia na Net" foram declamados poemas de Teresa Gonçalves, Natália Vale, João Diogo e José Carlos Moutinho.




Esta "Noite de Poesia em Vermoim" terminou com "Parabéns a Você", dedicado ao Movimentum - Arte e Cultura, tocado por Maria Inês ao piano, e António Francisco em violino e cantado, de pé, por todo o público presente.

Muito obrigado a todos.

Voltamos em 5 Janeiro 2013 e o tema proposto é:

Novo ano... e agora?!!!





Podem ver a reportagem deste evento em:

mcregional.tv
televisão on line
a cultura está neste neste canal

www.mcregional.tv

Envie o seu comentário para:
geral@mcregional.tv


Boas Festas, Bom Natal e que o Novo Ano de 2013 consiga ser melhor que este que em breve nos abandonará (e sem saudades nossas!!!).

Então, até para o ano!

José Gomes


Sem comentários:

Enviar um comentário