terça-feira, 29 de maio de 2012

Cerejas - um fruto a fixar




Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores originárias da Ásia, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira exótica. Os frutos da cerejeira são as cerejas, pequenas e arredondadas, apresentando várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis.
As cerejas são um dos alimentos mais completos para o nosso corpo pelas suas elevadas quantidades de ferro, cálcio, magnésio, potássio, vitaminas A, B, C, K, fibras e hidratos de carbono.
Entre as virtudes deste fruto destacam-se a sua capacidade analgésica e os seus poderes anti-inflamatórios.

A cereja na medicina:

Contra o cancro - O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes, inibe o desenvolvimento e a reprodução de células cancerígenas.

Para manter a linha - Devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias, as cerejas contribuem para a perda de peso. Cerca de oitenta e cinco por cento da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas e diuréticas ajudam a eliminar toxinas. As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal.

Hipertensão - A ingestão de cerejas contribui para combater a hipertensão, os problemas cardíacos e renais.

Manter a pele saudável - Por ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas.

Vias urinárias - Os pés de cereja são utilizadas em fórmulas cosméticas anti envelhecimento. São, também, óptimos para preparar um chá que é conhecido pelos seus benefícios para as vias urinárias.

Chá de pés de cereja - Lave bem uma boa quantidade de pés de cereja e deixe-os secar ao sol. Depois de estarem bem secos, pode utilizá-los na preparação de um chá. Só tem de ferver água e juntar os pés de cereja. Este chá ajuda a urinar a eliminar toxinas.

Fruto da juventude - Os bioflavonoides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existentes na cereja combatem a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa.

 

Diabetes - A cereja é uma fruta muito rica em hidratos de carbono, sobretudo, em frutose (neste caso a levulose), pelo que é recomendada para pessoas que necessitam de um açúcar saudável e energético. Por isso a cereja é indicada para os diabéticos (quando consumidas de forma moderada), já que o seu açúcar é bem tolerado por estes.

Benefícios das cerejas:

1 - Eliminam toxinas e evitam a retenção de líquidos;
2 - Com batem a prisão de ventre graças ao efeito laxante da fibra;
3 - A sua fibra neutraliza as gorduras, impedindo que estas passem para o sangue. Ajuda a reduzir os níveis de sódio e colesterol, a prevenir a arteriosclerose e a controlar a glicemia (taxa de glicose no sangue) nas pessoas diabéticas;
4 - São ricas em potássio, indispensável para manter o ritmo cardíaco e a actividade muscular;
5 - Tem flavonoides e ácido elágico (inibidor do desenvolvimento e reprodução das células cancerígenas), dois poderosos antioxidantes com acção antisséptica;
6 - Contêm substâncias febrifugas (debeladoras da febre) e analgésicas, que aliviam a dor da gota, reumatismo e artrose;
7 - As sua vitaminas e minerais reforçam o sistema imunitário;
8 - As suas propriedades anti-inflamatórias contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares;
9 - Investigações recentes mostram que as cerejas podem contribuir para a redução da produção de "beta-amilóide", reduzindo o risco de aparecimento da doença de Alzheimer;
10 - São ricas em melatonina (hormona produzida pela glândula pineal) contribuindo, assim, para a redução do jet lag e melhorando a qualidade do sono.

RESUMO:

A cereja é um fruto doce, com qualidades medicinais e diuréticas. É rica em vitaminas A, C e K e, em menores quantidades, de B1, B2, B3. Os elementos minerais mais representativos são o ferro, cálcio, fósforo, cloro, enxofre, magnésio, sódio e potássio.
Quando consumida ao natural tem propriedades refrescantes, depurativas e laxantes.
O consumo diário de 250g de cerejas, durante uma semana, provoca uma diminuição do nível de ácido úrico no sangue.
As cerejas ajudam a manter uma pessoa com aspecto jovem, já que actuam sobre os responsáveis pelo envelhecimento da pele, evitando desta forma as rugas.
Alguns dos seus nutrientes são um remédio natural contra as inflamações e a artrite.
O seu teor em vitamina C ajuda o sistema imunológico e melhora a actividade intelectual.
O teor em cálcio actua contra as doenças dos ossos e ajuda ao crescimento.
O potássio, fornecido pela cereja, melhora o metabolismo celular e o processo de eliminação de líquidos.



Importante - As pessoas que sofrem de diarreias de fermentação e meteorismo, os idosos e as crianças com menos de três anos não devem consumir cerejas cruas.

Valor calórico de 100 g de cerejas------- 60 kcal


Para os mais lambões - Dose recomendada de cerejas: 
200 a 300 g/dia



José Gomes
Pesquisa -Maio 2012


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