terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Maria Mamede nos Fenianos

Maria Mamede esteve no passado dia 20 de Fevereiro de 2010, nos Fenianos, a apresentar o seu mais recente livro de poesia "Da água toda". Com ela estiveram os seus amigos e muitos dos seus leitores.

Tive o previlégio de coordenar a mesa e de dizer algumas palavras: "(...) Deixem-me salientar apenas que a Maria Mamede é a mãe babada de 11 títulos, várias Antologias e outros filhotes que têm feito a delícia dos amantes da Poesia. (...) 'Da água toda' merece o embalo e o carinho dos teus amigos hoje aqui presentes e o deleite dos teus leitores. (...)".

O sr. Baltazar, director do Clube Fenianos Portuenses, em seu nome e no do Dr. Adriano Nazareth que não pode estar presente, desejou as maiores felicidades e êxitos literários à autora e ao seu livro.


A apresentação da autora e da sua obra esteve a cargo do Prof. António M. Oliveira, licenciado em Jornalismo e Mestre em Ciências de Comunicação, que traçou o perfil e o percurso literário da Maria Mamede.


Directamente de Lisboa para uma intervenção musical e acompanhar os poemas lidos pela Maria Mamede, esteve o Prof. José Rui Fernandes. Estudou flauta no Conservatório Nacional de Lisboa e terminou a sua formação musical na Escola Superior de Lisboa.


O prof. José Rui encantou-nos com a sonoridade de várias flaustas, na interpretação de alguns trechos musicais, além de acompanhar musicalmente as declamações da Maria Mamede.


Foi feita um pequeno historial sobre a Edium Editores, a editora que tem apostado trazer para a ribalta autores pouco conhecidos, mas com reconhecida qualidade, ou com autores de craveira "(...) como, por exemplo, Juan Gelman, o poeta argentino, eterno candidato a Nobel da literatura, mas entretanto agraciado com o prémio rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, o decano das letras portuguesas António Rebordão Navarro ou José Viale Moutinho, só para citar alguns exemplos (...)".


Maria Mamede agradeceu a cada um dos componentes da mesa e ao prof. Rui as suas intervenções e o carinho e o apoio demonstrado pelo público presente neste belo Salão dos Fenianos, seguindo-se depois a leitura, a solo ou acompapanhada musicalmente pelo prof. Rui, de alguns poemas do seu livro agora lançado.

A noite terminou com umas longa fila de pessoas aguardando a sua vez para cumprimentar a Maria Mamede, no acto da Sessão de Autógrafos.

Quero agradecer à Natália Vale os vídeos que colocou no YouTube. Escolhi estes dois:





Quero agradecer, igualmenmte, o trabalho fotográfico da Milú e da Sónia, autoras das fotografias supra - além de outras, claro!!!


Um abraço a todos e um obrigado especial à Maria Mamede por continuar a acreditar em mim... apesar de tudo!


José Gomes

4 comentários:

  1. Parabéns à Maria Mamede, Poeta que muito admiro.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Tive muito gosto em oferecer à Maria Mamede esses momentos que me deliciaram. Adorei essa partilha de música e poesia. Fruimos dela o intervenientes, e espero que tenham fruido os que estiveram presentes.

    Cumprimentos
    José Rui

    ResponderEliminar
  3. Zé, como sempre OBRIGADA, mesmo que não to diga por escrito!
    E uma vez maisobrifad ao Zé Rui, que nos ofereceu um pequeno concerto de enorme qualidade.
    Bjs.

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  4. Foram motivos de todo imprevistos, aqueles que me impediram de estar prsente, como desejaria, na sessão de lançamento do seu livro "da Água Toda".
    Agradeço-lhe a gentileza da oferta de um exemplar através do director senhor António Baltazar. Que os segredos com que o calmo mar abraça a areia, possam, mesmo que nas belas metáforas dos seus poemas, ser-nos revelados em muitas mais obras plenas de belas histórias. Ou será apenas a mesma, como uma pérola feita colar?
    Um abraço.
    Álvaro Nazareth

    ResponderEliminar