quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Menino Jesus da minha cor

Presépio
Dili, Dezembro 2003 - Tózé


MENINO JESUS DA MINHA COR

Meu Natal Timor,
Meu primeiro Natal.

Quantos anos tinha?
Nunca o soube ao certo.

Minha Mãe-Menina
Fez-me o seu presépio:
Uma encosta arrancada ao Ramelau
[1]
Com uma gruta ausente
Cheia de Maromak
[2]
E perfume de coco.
Um búfalo e um kuda
[3]
E o bafo quente dos seus pulmões.
E um menino sobre a palha de arroz
E folhas de cafeeiro.

Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Ínan
[4], quem é?
- É o Maromak-Filho
[5] e teu irmão!

E eu recuei, porque via no berço
Um menino rosado,
Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Ele é, mais do que todos, teu irmão...
- Mas como pode ser um meu irmão?
- É teu irmão: firma-lhe bem os teus olhos, meu amor!

E eu, obedecendo,
Firmei-me todo n’Ele.
E vejo-O desde então
Também da minha cor!



[1] - Monte Ramelau – a montanha mais alta de Timor
[2] - Maromak - Deus
[3] - Kuda - Cavalo
[4] - Ínan - Mãe
[5] - Maromak-Filho – Deus menino

Fernando Sylvan nasceu em Díli, Timor Leste, em 1917.
Pseudónimo de Abílio Leopoldo Motta Ferreira.
Foi presidente da Sociedade de Língua Portuguesa.
Participante activo da Resistência Maubere.
Foi poeta, prosador, dramaturgo e ensaísta.
Morreu em 1993, na cidade de Cascais, Portugal, onde morou grande parte da sua vida.

José Gomes
16 Dez 05

-------------------------


13 comentários:

  1. Lindo este Poema!

    "Ele é, mais do que todos, teu irmão...
    - Mas como pode ser um meu irmão?
    - É teu irmão: firma-lhe bem os teus olhos, meu amor!

    E eu, obedecendo,
    Firmei-me todo n’Ele.
    E vejo-O desde então
    Também da minha cor!"

    Grata pela partilha que me fez descobir este Poeta e este Poema.

    Um abraço e bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  2. Partilho a opinião da Marota. Lindo este momento de Poesia.

    Um abraço ;)

    ResponderEliminar
  3. Ola
    Bom Natal Para a Tua Familia Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Maria Mamede19/12/05 13:03

    Olá Zeca! Parabéns está muito bonito. Gostei imenso. Também gostei muito da música. Há quantos anos não a ouvia.
    Beijos para todos vós e para ti um maior de agradecimento.

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  5. feliz natal para todos vós: zé, milú e sónia. e tudo de bom para vós no proximo ano.

    ResponderEliminar
  6. Muito belo, Zé. Umas Festas Felizes e uma bjoka grande com muito carinho para vocês.

    ResponderEliminar
  7. k bom encontrar aqui ESTE poema do Sylvan conheci-o bem.
    Boas entradas e um melhor 2006. Bjs de luz e paz

    ResponderEliminar
  8. Discover How you Can Use Your Personal Power to Increase Your Subconscious Energy and Prosperity..Do You Want To Change Your Life... Do you need help in the following areas: Forgiveness , Forgiveness, Forgiveness, Forgiveness , Forgiveness , Forgiveness , and Forgiveness ... Then quit procrastinating and Become the person you want to be.. I am Glad that you let me post on your site.. My goal in life is to teach people how to succeed in life with simple goal setting and motivation techniques....

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/3/07 07:39

    Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/3/07 09:52

    Looking for information and found it at this great site... »

    ResponderEliminar