domingo, 24 de julho de 2005

Assim não vale...

Realmente, meus amigos assim não vale!...

Deixar os blogues (tanto este como o http://movimentum.blogs.sapo.pt/) nada tem a ver com caprichos e muito menos o alimentar do ego com telefonemas e comentários que me proporcionaram durante o dia de ontem.
Muitas vezes vestimos as cores negras da vida devido a precalços insignificantes (netcabos, espera de notícias, compreender esta coisa de fazer posts, não incomodar, dia "não", sei lá que mais...!) e vem logo a vontade de mandar tudo às melgas, sentar-me no sofá a ver um programa de tv (adormeço logo!) e deixar a vida fluir... desligar-me de tudo e todos!
Mas esqueci-me dos amigos!!!
Fui "bombardeado" pela MP, Leonoretta, c'est moi, MM, wind, amita, fernando b, entre tantos outros, para não abandonar os blogues e a querer saber o que se passava comigo...
Foi o Ognid que me foi arrancar ao marasmo em que me encontrava, estendido no sofá a ver qualquer filme da tv que não me recordo qual, pois dormia a sono solto!
Depois de mais de uma hora que o Ognid gastou comigo a verificar o que tinha, tecnicamente, acontecido ao blogue e ter corrigido os erros que encontrou, ficou combinado que quando voltar novo "apagão" nesta minha vida inconstante não devo ir pelo caminho mais fácil (desistir) e sim procurar soluções para o problema, junto dos amigos.


Não "postei" ontem porque estava comprometido com o lançamento do livro de uma amiga na livraria Almedina, no Norte Shopping.
Estivemos lá meia dúzia de pessoas entre a autora, o editor e nós. Caras desconhecidas talvez só as que passavam àquela hora nos corredores do Arrábida e foram despertadas pelas palmas que marcaram alguns poemas do livro lidos pela Mamede, pela Jó e pela Filó (mas... continuaram, indiferentes, o seu caminho!).

Aqui, sim, senti-me mal e transformei uma sessão de lançamento numa espécie de debate em que nos interrogamos se valeria a pena aos poetas escreverem, aos editores editarem, às livrarias manterem as portas abertas, aos que tentam fazer com que o ambiente cultural não morra, continuar a lutar para que esta sociedade seja mais justa e fraterna...

Secretamente cheguei à conclusão que se talvez tivesse feito meia dúzia de telefonemas poderia ter transformado a noite de ontem não num encontro de meia dúzia de amigos mas sim numa Sessão digna desse nome.
Teria sido bom para o espaço na Livraria, para a autora e mesmo para o editor. Talvez o número de participantes fosse engrossando com o pessoal que passava nos corredores do Arrábida, atraídos pelo barulho não de meia dúzia de palmas mas sim com o ruído de umas boa dúzias de palmas dadas no calor da noite...

É por tudo isto que não tenho o direito de desistir! As pedras colocadas no caminho servem para tropeçar, cair, levantar e continuar em frente... mas nunca para desistir!

Ainda tenho um caminho a percorrer... conto com a Força que emana de todos vós!

Obrigado, amigos.

José Gomes

(Fundo musical - "Vangelis - L'apocalypse des Animaux")

20 comentários:

  1. ainda bem que o detonador nao chegou a explodir... confesso que havia uns fios que eu nao estava a coseguir desligar, rsssssss

    abraço da leonor

    ResponderEliminar
  2. Ora muito bem!! Que feliz fiquei por te saber aqui, em corpo e alma!

    E foi pena, não termos falado do lançamento do livro. Tão pertinho aqui, que se calhar tinha ido, apesar de estar muito triste com o desaparecimento do meu gato, o Tareco, que nem me apetece sair de casa, para ver se ele aparece!
    Já há quatro dias que ninguém sabe dele! Imaginas como eu estou? Já corri tudo em busca dele e nada!

    Um abraço e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé. Eu sentia que hoje ia encontrar-te por aqui; e que feliz fiquei, meu amigo.Repara, Zé, a 1ª vez que fui a Gondomar à procura da liraria que vendia livros a E.1,00 (Arca das Letras) perguntei a imensa gente se estava ao corrente desta iniciativa e não houve uma única pessoa que me dissesse que sabia. Além disso, e muito incertos, lá me foram indicando o caminho (a pé) para chegar à livraria. Por isso, o que se passou no Arrábida Shop. não me espanta, mesmo havendo a desculpa de tempo de praia. É nosso dever fomentar e incentivar a leitura e, com ela a criatividade, e tu sabes isso melhor do que eu que estás ligado a "movimentos" que muito admiro e prezo. Por isso (e não só, mas o comentário já vai longo) nunca poderíamos deixar-te desistir de uma obra que todos consideramos bela e com valor. Bem hajas Zé por continuares. Bjinhos para ti e para a Milú, o meu obrigada a todos/as neste incentivo, e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
  4. OlÁ

    ...
    É por tudo isto que não tenho o direito de desistir! As pedras colocadas no caminho servem para tropeçar, cair, levantar e continuar em frente... mas nunca para desistir!
    Desistir não parece seu com a sua força!
    desistir não, não fassa essa meu amigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. MUITO BEM,MUITO BEM!!! Clap,Clap,Amigão!!! Nem sonhas como estmaos todos ORGULHOSOS de ti! Um Abraço!!

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, assim é que é Zé:) beijos. Força aí:)

    ResponderEliminar
  7. Desistir é sempre a via mais fácil e mais cómoda, mas será por ventura a mais apropriada?
    Claro que não!

    Nessa desistência perdemos sempre o rasto das coisas que nos trarão a força de ir sempre em frente, porque se nos habituamos a desistir torna-se muito mais difícil enfrentar as contrariedades que estão sempre à espreita…

    Um forte abraço e que a força esteja contigo!

    ResponderEliminar
  8. PS:- Zé. dado que o teu problema parece ser o de andares sempre a chatear os mesmos, proponho-te que me passes a chatear também, poderei sempre dar-te uma ajuda naquilo que precisares e se estiver ao meu alcance assim o farei de livre e boa vontade!

    Mas nunca desistas

    ResponderEliminar
  9. dois e cinquenta e tres...............................


    sorry, sorry, estava a brincar. rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    não voltes a fazer isso. penso que aqui ninguem chateia ninguem. e toda a gente gosta de ajudar seja quem for. não sejas assim.
    abraço da leonor.

    ResponderEliminar
  10. ainda bem! já estava a ficar contagiada com uma certa tristeza que pairava no ar. Um beijinho!

    ResponderEliminar
  11. I cannot read Portugese but I like your blog. I saw you visited mine at

    http://lawboat.blogspot.com

    Stop again some time. I hope you read English.

    Have a nice day!!

    Dwayne Clark
    Jacksonville Florida

    ResponderEliminar
  12. Zé, até tens um leitor novo dos States. Ainda tu querias dar de "frosques".

    Pensa em fazer a tradução para língua inglesa, porque os teus blogs merecem ser lidos por todo o Universo.

    Um Abração,

    ResponderEliminar
  13. Ainda volto aqui para dizer a todos vocês que o Amigo Americano até linkou o Zé e tudo:

    http://lawboat.blogspot.com

    E esta "hein"!

    ResponderEliminar
  14. Vocês todos meteram-me numa alhada que não sei como vou sair dela...

    Quero agradecer à Dwayne Clark a visita feita ao "Chuviscos" desde Florida, USA e desejar-lhe um bom dia. Acabo de visitar o teu blog que me parece interessante, pena p meu inglês não ser tão bom como desejava. Mas com a ajuda do dicionário fui compreendendo alguma coisa.
    Obrigado pela visita, Dwayne.
    **********
    Dwayne, soon, soon, I translate this message for you.
    Sorry.

    ********

    Leonor,
    Obrigado pelas palavras de apoio mas não prometo que não volto a fazer o mesmo. O meu comportamento emocional não está nada bem e pareço uma criancinha, ao mais pequeno contrariamento, entro em parafuso.
    Isto passa, penso!
    Mas não tenho o direito de aborrecer ninguém com os meus problemas.
    **************
    Foi com prazer que te recebi aqui, MM...
    Não sei bem como vou continuar... prometi não desistir dos blogues, mas a coisa está perra.
    A Milú ainda falou em ti e na Amita para ir em ao lançamento. Mas como era sábado pensei que tu e ela estariam ocupadas.
    Tentamos ontem telefonar-te pata saber do teu gato, apenas apanhamos o teu filho. Gostariamos de te dar o apoio que mereces. Mas deve já ter aparecido, penso.
    Um abraço e obrigado.
    ***************
    Como já disse à MM, Amita, gosto muito de te encontrar por aqui.
    Fiquei com pena do livro da tua prima não ter a assistência que merecia. E triste pelo Novais ter tido um desabafo de desilusão.
    Não é as pessoas irem à praia (às 21,30 h não havia pessoas a apanhar sol...).
    Acho que estamos como D. Quixote a lutar contra moinhos de vento...
    Um abraço e uma boa semana.
    ***********
    Lmatta,
    Quero agradecer-te as palavras de ânimo e a força que quiseste transmitir-me.
    Mas há momentos que parece que já não vale a pena lutar... e desiste-se!!
    Obrigado, pelas palavras.
    ********
    Obriagado Wind, pelo apoio desde a primeira hora...
    ***************
    Friedrich
    É uma honra apareceres neste cantinho.
    Palavras sábias, amigas, de um amigo que mal tive tempo de conviver no Encontro.
    Desistir é uma forma de enterrar a cabeça na areia, como o avestruz, e não encarar a realidade.
    Mesmo assim agradeço as palavras de apoio.
    Muitas vezes a Força já não se encontar do meu lado...
    Fica descansado, se o problemaa for técnico, não vou exitar e pedir-te apoio.
    "Mas nunca desistas"--- isso não sei se serei capaz!
    Um abraço.
    ******************

    Vês, M.P. o que me foste arranjar? Orgulho tenho eu dos amigos que encontrei nestas bandas.
    Agora, como é que me vou safar com o inglês? Não estou para te pedir sempre ajuda.
    Vai ao teu mail, por favor.
    Um abraço e uma boa semana.
    3:11 PM
    ******************
    O teu nome "Lazuli" induz-me sempre o soneto de António Nobre, de que transcrevo esta quadra

    Na praia lá da Boa Nova, um dia,
    Edifiquei (foi esse o grande mal)
    Alto Castelo, o que é a fantasia,
    Todo de lápis-lazulli e coral!


    Mas a tristeza mantem-se...
    Mas é bom ter amigos que se preocupam.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Bai Ber o comentário que eu lá deixei no meu inglês das docas de Alfama...

    Best Regards,

    ResponderEliminar
  16. Dwayne Clark

    I want to thank you, Dwayne Clark, from Florida, USA, for the visit to my blog "Chuviscos" . I wish you a great day. I've just visited your blog too . I find it very interesting but I'm afraid my English isn't as good as that. However I ended up by understanding some of its content with the help of a dictionary. Thanks for visiting.
    I'd also like to know how you found me. And how can you understand what I post if you don't speak Portuguese?

    ResponderEliminar
  17. M.P.
    Obrigado pela ajuda.
    Parece que tenho que ir para a escola outra vez!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Ao som desta melodia maravilhosa venho agradecer-lhe ter ficado connosco. Obrigada.

    Leonor

    ResponderEliminar
  19. Obrigada por teres vindo ao meu cantinho. Ainda bem que gostaste da minha ida à praia. Já lá está outra, igualmente bem humorada.

    ResponderEliminar
  20. Olá Zé!
    Cá estou de novo, desta vez não somente para ver, mas também para comentar.
    Tenho gostado imenso do que vejo que tens escrito.Só não gosto das neuras, é claro!
    No entanto, todos nós temos uma ou outra, de vez em quando.
    Espero poder começar a aprender disto, para visitar os blogs, principalmente os dos amigos com assiduidade.
    Até lá, beijos e parabéns pelo Dwaine da Flórida (olha que é um e não uma).
    beijos também à Milu.
    Céu.

    ResponderEliminar